terça-feira, setembro 23, 2008

The Mars Volta - Inertiatic ESP

Após um interregno "postabático", eis-nos de volta. Na cerimónia de encerramento da primeira "prestação" de serviço (post)al, escolhi uma mensagem veiculada pela música da autoria dos sempre instintivos Pearl Jam, que parecem ter um tema adequado a cada situação. Agora, que estamos de volta, resolvi iniciar uma odisseia no mundo da tradução, já que a minha capacidade criadora e inventiva foi grandemente desgastada, ou investida, na pequena odisseia pela qual passei, e da qual tantas lições retirei e ainda retiro, qual Ulisses disfarçado de velho, regressado à amada "pátria". Tentarei intercalar a continuação da fábula que vos tinha apresentado anteriormente com, vamos lá então a explicar, a tradução de um "storybook" (começa bem, a tradução...") presente no trabalho de uma banda que me tem acompanhado desde há um ano para cá e, agora que estamos de volta, parece ser pertinente aprofundar um pouco o alto grau de conceptualismo presente na sua obra: são os Mars Volta.
Para já, ficamos com este Inertiatic ESP, em breve explicarei o seu significado, baseando-me, de forma limitada, nas explicações dos elementos da banda, assim como no próprio storybook, assim como, ainda, na minha visão pessoal, de modo a que, aos poucos, possa libertar mais algum suor criativo.

6 comentários:

Anónimo disse...

O Pedro é o Ulisses e Espinho é Ítaca... :)
Má ideia essa a de teres pronunciado o nome do Ulisses em vão... Como ainda não ouvi os relatos (sim, porque este homem está muito formal depois da sua odisseia e não há lugar para gente reles, como eu, na sua agenda). Mas, continuando, estou para ouvir histórias de sereias, ciclopes e feiticeiras l´´a no Alentejo, quando estivermos juntos para a nossa tão ansiada dose de cafeína (ou alcóol, como bem entenderes):)

Anónimo disse...

Bem.
Eu não proponho nunca sessões de álcool. Mas alinho nas de cafeína.
O Pedro conhece as idas ao bar para o cafézinho ritual. Hehe!!!
Quanto aos Mars Volta, sou super fã.
Mas gasto mais tempo a ouvi-los do que a pensar de onde vêm as músicas deles.
Spu"toda ouvidos" virtuais para recolher a informação fornecida pelo titular deste blog.

Anónimo disse...

CSA, não te conheço, mas podes vir também...:) a malta é porreira.
Mas o Pedro agora está numa de comer rebuçados, portanto, atenção aos açucares...

Pedrocas, se eu sou "marsvoltana", não sei, só se for alguma coisa já presente no meu código genético, mas antes isso que alternativa, que é eu ser efectivamente doida (efectivamente porque já existem suspeitas bastante bem fundadas).

Vou-me inteirar mais do projecto, para não ter de fazer grande força intelectualizante quando nos encontrarmos para o nosso café, alcóol, rebuçados ou feira de espinho... sim, para comprar frutas ou sardinhas... tão aliatório como rebuçados!:)

Elisa Grec disse...

hey!
bem, estou tentando há um tempo traduzir para o português o storybook do de loused e nao consigo!! rsrs
vc vai postá-lo por aqui, é isso

gostaria muito de conversar sobre isso, deixo meu orkut e e-mail, caso possa me contatar! obrigada, Elisa Grec

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=6933510507187498655

egrec@uol.com.br

Anónimo disse...

A compra de fruta e sardinhas na feira de Espinho com amigos até deve ser uma actividade bem engraçada.
Já lá não vou há uns poucos de anos!!!

Anónimo disse...

Vamos lá então todos à feirinha de espinho... Costumavam estar lá umas senhoras a vender uns torrões bem saborosos. Não são exactamente rebuçados, mas serve:)