quinta-feira, junho 05, 2008

Tortilla

Em tempos partilhei casa com a Rebeca, uma espanhola de Ponferrada. A partilha era meramente contratual, já que ela vivia com o namorado. Mas para iludir os pais precisou de um endereço que servisse de fachada à vivência "conjugal". Bom, a situação era estranha e ainda hoje estou para perceber o que se passou, já que os pais viviam a mais de 200 km. No entanto, ela deixou um legado culinário que me acompanha até hoje.

A tortilha espanhola é boa.

Para criá-la, o mais importante é ter batatas, óleo/azeite, a tecnologia do fogo e ovos. Convém também, e isto já depende dos gostos, ter cebolas, pimentos, tempêros, chouriço, salsicha, salsa, restos, enfim, tudo o que se quiser meter lá pra dentro.
Eu gosto assim:
Encho metade de uma frigideira de tamanho médio com óleo, depois bastam 2 batatas médias, algumas rodelas de chouriço ou salsicha,uma cebola média, um pimento, folhas de salsa, um dente de alho...tudo isto cortado finamente e metido lá pra dentro. Deixo cozinhar em lume médio durante cerca de 10 min., vou temperando, mexendo, pensando na próxima Champions sem o Porto, procurando o coador. Quando a mistela estiver morna, há que retirar a gordura. Enquanto o coador faz das suas, bato 2 ovos. Acendo o lume, volto a colocar a mistela na sertã, misturo-a com os ovos mexidos, conferindo a consistência necessária. Vai-se apalpando com o garfo, vai-se abanando a sertã, para ver se a tortilha já está compacta. Depois, com a ajuda de um prato, vira-se o lado. Mais um minutinho e tá pronta.

1 comentário:

Anónimo disse...

Fogo Pedro... Andas a surpreender-me, tu até já pões receitas no blog!!! Eh pa, é para te dizer que também sou fã da tortilha e é uma comidinha bem rápida de se fazer e sabe sempre bem... Beijinhos! Para quando um copo?:)